• marketing58990

Principais recomendações de segurança para condomínios residenciais


Nesse texto, mostraremos tudo o que é necessário para atingir uma boa e eficiente segurança em seu condomínio residencial, além de oferecer os melhores e mais práticos métodos para isso.


A segurança de um ambiente, ainda mais quando se trata de um local residencial, é extremamente importante, afinal, é ali que você passará seus momentos de tranquilidade e conforto. E esse estado de tranquilidade só pode ser alcançado uma vez que você e sua família estiverem completamente seguros.


No caso de condomínios residenciais, essa segurança deve ser reforçada e bem feita, uma vez que, apesar de se localizarem em espaços fechados e reservados, não existem muros para separar e proteger as casas individualmente.


Por isso, é extremamente necessário fazer tudo o que for necessário e possível para garantir a segurança do local em que você vive.


Vigias espalhados pelo local

É importante ter vigias, porteiros e afins, espalhados ao redor do perímetro do condomínio. Eles serão responsáveis por fazer rondas e controlar a entrada e saída de pessoas do ambiente residencial.


Desse modo, as chances de algum acontecimento que coloque em risco a segurança e integridade dos moradores será extremamente reduzido.


Câmeras de segurança

Infelizmente, muitas vezes algumas situações acabam fugindo da capacidade humana. Mesmo com vários seguranças espalhados pelo local, ainda podem existir pontos, ou momentos em que locais acabem ficando sem o devido monitoramento.


Mas para resolver esse problema, existem alguns artifícios, como, por exemplo, as câmeras. Elas permitem que diversos locais sejam monitorados ao mesmo tempo, e em todo momento, ou seja, nenhum lugar ficará sem ser vigiado.


Ou seja, as câmeras são excelentes aliadas, tanto para facilitar, quanto para potencializar o trabalho humano, e assim, garantir a excelência da proteção do ambiente.


Conhecimento aprofundado do ambiente e de seus arredores

Outro ponto indispensável, é o conhecimento pleno e profundo de todo o local a ser protegido. Isso é essencial, pois, os profissionais devem ter consciência de quais áreas são mais delicadas ou importantes, e de como utilizar do ambiente para ter vantagem sobre os mal-intencionados.


Ainda, todo esse conhecimento é necessário também para programar corretamente a quantidade de pessoas necessária, assim como o local em que serão espalhadas para que toda a área seja devidamente monitorada.


Entretanto, o mapeamento e conhecimento do local, não se limitam a parte interna do condomínio. É de extrema importância conhecer profundamente os arredores do local, pois, dessa forma, é possível ter conhecimento dos locais que permitem uma invasão mais fácil. Desse modo, será possível reduzir essa facilidade, ou, ainda, estar prevenido e melhor preparado, mesmo que a invasão venha acontecer.



Responsáveis pela segurança treinados

Na sequência dos pontos abordados anteriormente, é importante ressaltar que, além de ter a quantidade de profissionais adequada ao tamanho do espaço a ser monitorado, é necessário que essas pessoas sejam extremamente bem treinadas.


Os responsáveis pela segurança, devem, por exemplo, saber manusear materiais de monitoramento, como câmeras e computadores. Ainda, devem possuir treinamento e conhecimento para saber como atuar, tanto em momentos simples e com menor risco, como no controle da entrada e saída de pessoas, quanto em momentos mais tensos, como uma eventual invasão, ou tentativa.


Nesses casos, o profissional deve estar preparado para evitar a tentativa de invasão, e caso ela ocorra, como reagir, para amenizar os transtornos, independente dos meios necessários, estando preparado para um eventual e necessário combate, mas tentando ao máximo evitá-lo.


Cooperação dos moradores

Para finalizar, um bônus, mas que também pode contribuir bastante para a segurança de todos, é a colaboração dos moradores. Isso se dá desde respeitar e obedecer às regras de convivência do condomínio, até informar os profissionais da segurança sobre eventuais problemas.


Com essa cooperação, o trabalho dos profissionais se tornará bem mais fácil e eficiente, uma vez que não terão que se preocupar além do necessário com moradores inconsequentes, que atrapalham a convivência de modo geral. Então, além de procurar o melhor serviço para seu condomínio, ajude fazendo a sua parte.


Como está a gestão da segurança em seu condomínio?

Caso seu condomínio residencial esteja enfrentando problemas em relação a sua estrutura de segurança, entre em contato com o GRUPO FUSION. Nossa empresa se encarregará de tudo o que estiver ligado a essa área tão importante para o bem-estar dos moradores.


Acesse o site para conhecer nossas soluções.